Bandeira

A Bandeira Municipal de Palmeira d’Oeste, de autoria do Heraldita Profº. Arcinoé Antônio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldita Municipalista Serpa esquartelada em sautor, sendo os quartéis verdes, constituídos por quatro faixas brancas carregadas de sobre-faixas vermelhas, dispostas duas a duas banda e em barra e que partem dos vértices de um retângulo branco central onde o Brasão Municipal é aplicado.
O estilo da Bandeira obedece a tradição da heráldica portuguesa, da qual herdamos o cânones e regras, com direito de opção pelos estilos oitavados, sextavados, esquartelados ou terciado sendo destes adotado o estilo esquartelado em sautos, isto é, constituído por faixas que unem os cantos da Bandeira e se entrecruzam ao centro, na intercecção dos quais é aplicado o retângulo contendo o Brasão.
O Brasão ao centro da Bandeira, simboliza o Govêrno Municipal e o retângulo onde é aplicado representa a própria cidade sede do Município. As faixas simbolizam o Poder Municipal que se expande à todas os quadrantes do território e os quartéis assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal.