PALMEIRA D’OESTE – PROJETO PEQUENOS ESCRITORES, GRANDES TALENTOS 2

0
461
No dia 9 de novembro, a Escola Municipal Disnei Antônio Monzani promoveu o Projeto Pequenos Escritores, Grandes Talentos 2.
Participaram os alunos dos períodos matutino e vespertino, totalizando 20 salas do 1º ao 5º ano. O objetivo desta ação foi despertar o interesse das crianças pela escrita e leitura, utilizando ilustrações bem elaboradas como ponto de partida. Isso permite que as crianças imaginem o desenvolvimento da história e as coloca na posição de autoras.
Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de ler histórias publicadas por autores renomados, como “A festa no céu”, “O patinho feio” e “Soldadinho de chumbo”.
Para criar suas próprias histórias, os alunos começaram por interpretar as imagens presentes em cada capítulo. Em seguida, produziram coletivamente, com a ajuda do professor escriba, que transcreveu na lousa o que os alunos iam criando.
Depois de lerem o que produziram, passaram por um processo de revisão e correção em relação à estrutura do texto que tinham elaborado. Essa correção inicial envolveu a leitura do texto, seguida da busca por compreensão. Os alunos releram e revisaram, fazendo cortes ou acréscimos, reformulando e corrigindo eventuais erros ortográficos ou de pontuação. Eles editaram o texto em conjunto com o professor, sendo incentivados a se colocarem como autores, tomando decisões, dialogando com outros autores e aprendendo a escrever de forma que os leitores compreendessem e apreciassem o conteúdo de suas histórias.
Esse projeto visa não apenas o desenvolvimento da escrita, mas também a formação de jovens autores que compreendem a importância da clareza e da comunicação eficaz em suas histórias.
Parabenizamos a todos que fizeram parte da organização desse importante projeto e aos alunos pela dedicação.

Confira o restante das fotos, clique aqui.